Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas?



A gente costuma criticar o que acontece de ruim em nosso país. O governo prioriza a construção de estádios para a Copa e deixa a desejar a situação de hospitais, postos de saúde e de escolas. Sabemos que existem conflitos de interesse em nosso país e que a balança tende para o lado daqueles que tem maior poder econômico.

No meio de todo esse turbilhão de conflitos de interesses, existem programas do Governo que lutam para existir. É o caso do Programa 'Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas', criado em 2003 com o objetivo fortalecer e enraizar a Educação Ambiental nas escolas. O Programa conta com a criação voluntária de Com-vidas (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida) que são grupos formados por estudantes, educadores, pais e funcionários da escola. As Com-vidas tem por objetivo melhorar as condições ambientais da escola, por meio de uma educação ambiental continuada, crítica e transversal.

No âmbito deste programa estão inseridas as Conferências Nacionais Infantojuvenis pelo Meio Ambiente (CNIJMA). No período de 23 a 28 do corrente ano, ocorreu a IV CNIJMA em Luziânia-GO. Neste ano, houve a participação voluntária de 16.956 escolas em todo o Brasil. Depois de um processo de eleição de delegados por parte dos jovens das escolas e em etapas estaduais, cerca de 700 jovens entre 11 a 14 anos estiveram presentes na IV CNIJMA aprofundando as discussões sobre Escolas Sustentáveis, principal tema Conferência.

O Distrito Federal contou com a participação de 18 delegados com idades entre 11 a 14 anos, dois professores, três representantes da Comissão Organizadora Distrital (COD) e quatro membros do Coletivo Jovem. Todos estão dispostos a darem continuidade às ações em suas escolas. Os representantes da SEDF presentes na COD demostraram interesse em fortalecer as Com-vidas nas escolas no período pós-conferência.


No dia 26/11, delegados da IV CNIJMA foram ao Palácio do Planalto em visita à Presidenta Dilma. No momento foi entregue uma caixa com projetos que estão sendo desenvolvidos ou serão desenvolvidos nas escolas. Também foi lida uma carta à presidenta em nome de todas as delegações do país pelo estudante João Paulo da Silva Rodrigues (Distrito Federal) e pela estudante Sâmela Rowany de Aviz (Pará).

Veja aqui, o discurso da Presidenta.

Nenhum comentário: