Pesquisar este blog

domingo, 22 de setembro de 2013

Dia Mundial sem Carros: para refletir



 
Por Michelle Midori Morimura
O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que se iniciou na Europa no final do século 20 e tem se espalhado por todo o mundo. O dia 22 de setembro tem sido marcado por ações e reflexões em busca de soluções para a mobilidade urbana em todo o mundo.

O engarrafamento e todos os transtornos provocados por ele é uma realidade vivida por milhares de brasileiros diariamente. A solução trazida por nossos governantes é sempre a construção de novas vias, que suprimem vegetação, aumentam área concretada e consequentemente aumentam a média da temperatura local. Um exemplo bastante emblemático é a Via Mangue que está sendo construída no Recife. Para saber mais sobre a Via Mangue, clique aqui.

Além da construção de novas vias, em tempos de crise econômica, o governo opta por reduzir o IPI dos automóveis. Se compararmos ao corpo humano, as vias são veias e artérias e os carros são como o LDL (colesterol ruim). Uma hora essas veias entopem e teremos um infarto. Se ao invés de entupirmos nossas veias com LDL, comermos mais alimentos com HDL (colesterol bom), não teremos esse mesmo problema. O HDL pode ser comparado com o transporte público. É uma gordura necessária e importante para o organismo.

Nós podemos escolher entre uma vida longa e um infarto. Nós podemos pressionar nossos governantes sobre a importância da melhoria dos transportes públicos. Não é à toa que comparamos os ônibus a uma lata de sardinha. Não é à toa que gritamos ao motorista que ele não está carregando uma boiada. Não é à toa que a gente não aguenta mais o aumento nas passagens de ônibus, sem que isso signifique na melhoria do transporte urbano. Nós somos cidadãos que merecem ser tratados com todo o respeito. Sabemos o que queremos. Queremos mais transporte público de melhor qualidade.

Nenhum comentário: