Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Manifesto pela proteção das abelhas



Você sabia que as abelhas estão desaparecendo? E que um mundo sem abelhas é um mundo sem alimentos?
Pensando nessas questões, o Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura do Rio Grande do Norte (Cetapis), vinculado à Ufersa, tem liderado no Brasil uma campanha contra o desaparecimento das abelhas. O movimento colhe assinaturas a um Manifesto m de Proteção às Abelhas (CCD). Conheça já esta campanha e assine o manifesto:  SemAbelhasSemAlimento



As abelhas são conhecidas pela produção do mel. Essa produção depende grandemente da flora local. As abelhas visitam cerca de 10 flores por minuto em busca de néctar e de pólen e chegam a visitar 40 mil flores em um dia. Outra importantíssima função das abelhas é a polinização das plantas. As abelhas são responsáveis pelo incremento da produtividade de diversas culturas, tais como amêndoas, maçã, feijão, morango, café, laranja, entre outras.
O trabalho das abelhas tem sido ameaçado mundialmente pela Síndrome do Colapso da Colônia (CCD – Collony Colapse Disorder), um fenômeno que provoca o desaparecimento de milhares de abelhas, por que as mesmas não conseguem retornar às colmeias por perderem o senso de direção. Isto pode levar ao enfraquecimento ou extinção de toda a colônia. Ainda não há certeza sobre o que tem provocado essa Síndrome, mas algumas causas prováveis são: mudanças climáticas, formas de manejo, pragas e principalmente os defensivos agrícolas neonicotinoides.
No Brasil, em julho de 2012, devido à ocorrência de diversos casos de CCD no Brasil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) proibiu a aplicação de alguns inseticidas, incluindo os neonicotinoides. Entretanto, devido ao lobby do agronegócio, em outubro de 2012 o uso desses inseticidas foi novamente liberado, protegendo apenas o período de floração.
É preciso sensibilizar a sociedade e mobilizar as lideranças para alocar esforços no sentido de identificar os fatores que levam a este fenômeno para evitar o desaparecimento das abelhas.

Nenhum comentário: