Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

É coisa de gente grande?

Falando sobre Mudanças Climáticas

Por Michelle Midori Morimura

             Desde a I Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente tem se discutido sobre mudanças climáticas. Mas o que são mudanças climáticas? As Mudanças Climáticas são estabelecidas no 4º relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (Relatório IPCC) como qualquer mudança no clima ao longo do tempo, seja por variabilidade natural ou como resultado de atividades humanas. 
             Hoje pela manhã em Estocolmo, na Suécia, foi divulgado o 5º Relatório do IPCC que aponta como inequívoco o aquecimento do sistema climático global. No período de 2003 a 2012 houve um aquecimento na média global de 0,78, o mesmo aumento de temperatura observado no período de 1850 a 1900. Com 95% de certeza, considera-se que ações antropogênicas tem sido a principal causa da elevação média da temperatura na segunda metade do século 20.
            A previsão do IPCC é de que até o final deste século a temperatura global aumente mais de 2ºC, provocando o derretimento de geleiras e consequentemente o aumento do nível do mar em torno de 26 a 55 cm no melhor cenário.

            No início deste mês foi também publicado o 1º relatório brasileiro sobre mudanças climáticas. Estudos no Brasil apontam para mudanças no regime de chuvas, podendo haver aumento na precipitação em torno de 30% nos Pampas e na Mata Atlântica do Sul e Sudeste, enquanto na Amazônia e na Caatinga o cenário deve ser de seca, com redução de até 40% nas chuvas. No Brasil, 75% da emissão de gases é proveniente da mudança no uso do solo e os outros 25% está associada à queima de combustíveis fósseis. Para ter acesso ao sumário executivo, clique aqui.




            O que nós podemos fazer diante desta situação?


            A situação é grave e complexa e requer de fato medidas do governo para reverter esta situação. Sabe-se que para evitar a continuidade do aquecimento global é necessário diminuir a emissão de gases de efeito estufa. Para tanto, é necessário dar evitar o desmatamento e queimadas, bem como incentivar o uso de energia renovável. 
            Nós, jovens cidadãos brasileiros, devemos ficar de olho em nossos governantes e cobrar deles ações efetivas. No Distrito Federal temos um grave problema de queimada durante o período de seca. É possível fazer trabalhos de conscientização em nossa escola e comunidade do entorno sobre os males da queimada e o que podemos fazer para evitar. Também podemos recuperar áreas degradadas e ajudar a melhorar o lugar em que vivemos. E vocês, o que tem feito? Compartilhem conosco sua experiência.

Nenhum comentário: